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Motores a Diesel

Quando fazer a manutenção do meu motor diesel?

Mesmo que deveria ser considerada uma prioridade entre os caminhoneiros e propietarios de motores diesel, a manutenção dos veículos com motor diesel ainda é uma precaução ignorada por alguns motoristas. No entanto, isso pode fazer com que aumente consideravelmente a possibilidade de problemas inesperados e acidentes nas estradas e colocar em risco a vida de muitos motoristas ao ficar parado no acostamento de uma via.

Independentemente do modelo ou do preço do veículo, a manutenção do motor diesel se faz necessária tanto para manter a segurança do seu veiculo diesel no dia-a-dia como para evitar prejuízos futuros. O valor cobrado pelo conserto de um veículo destruído pode ultrapassar (e muito) o da manutenção.

Além dos benefícios citados, esse tipo de cuidado pode ser determinante para acabar com o desperdício de combustível durante as viagens, sem contar a diminuição do impacto negativo no meio ambiente.

Com isso em mente, confira alguns dos indícios mais comuns de que chegou a hora de mandar o seu veiculo para a manutenção:

Óleo com aspecto sujo
O óleo com aspecto sujo ou aparentando ter resíduos metálicos pode indicar atritos irregulares nos ímãs do motor. Verificar a tabela de manutenção sugerida pelo fabricante para saber cada quantos kilómetros deve ser feita cada manutenção e sempre utilize o oleo motor correspondente para seu motor.

Consumo excesivo de combustível
As principais causas do consumo excesivo de combustível são: a restrição no sistema de admissão do ar, injetores defeituosos, bomba injetora defeituosa, baixa compressão, combustível inadequado. Os primeiros indicadores de esses problemas podem se apreciar na cor da fumaça que sai do escape, que pode ser preta, branca, acinzentada ou azulada. Em qualquer de esses casos uma manutenção é requerida.

Quando devo realizar a retífica do motor?

É comum que se faça uma retífica preventiva antes de o motor fundir, por volta dos 300.000 km ou quando apresentar certas irregularidades como:

• Óleo com aspecto sujo

• Fumaça branca, preta, acinzentada ou azulada

• Ruídos na transmissão das marchas

• Aumento no consumo de combustível

• Aumento no consumo de óleo

• Queda na potência do motor e engasgamento

• Pneus cantando

• Ruídos vindos da suspensão

diesel

No que consiste a retífica do motor a diesel?

Por meio de banhos químicos, é feita uma limpeza cuidadosa dos componentes para que sejam elíminados resíduos como cola, tinta e óleo. Em seguida, essas peças vão para a usinagem onde, separadamente, são retificadas.

Então, é feito um polimento das peças para que se faça a remontagem do motor e, por fim, realiza-se a regulagem do motor para que se tenha o melhor desempenho possível.