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Motor e Mecânica Geral

As peças internas do motor, quando em funcionamento, estão em constante atrito, sujeitas a grandes esforços e trabalham sempre em alta temperatura.

Todos estes fatores contribuem para o desgaste das peças. Os principais sintomas que apontam para a necessidade de reparos num motor de combustão interna (gasolina, álcool ou diesel) de um veículo são:

  1. Alto consumo de óleo lubrificante
  2. Excesso de fumaça sendo expelida pelo escapamento
  3. Baixa potência
  4. Alto consumo de combustível
  5. Motor trabalhando superaquecido
  6. Fortes barulhos vindos do motor

Outros fatores podem determinar a retífica, antes do tempo, como: motor trabalhando superaquecido; quebra da correia dentada (em alguns motores); falta de óleo lubrificante, ou com baixo nível, ou ainda, o péssimo costume de alguns motoristas de apenas completarem o nível do óleo, mantendo o óleo velho por longos períodos de uso, a mania de “descansar” o pé esquerdo sobre o pedal da embreagem, sair com o motor ainda frio, e evidentemente, a falta de manutenções preventivas.

A retífica pode ser completa ou parcial. Costuma-se dizer, por exemplo, retificar a parte de baixo, que significa restaurar a parte do bloco, que inclui camisas dos cilindros, virabrequim, pistões e bielas; ou retificar a parte de cima, o cabeçote: válvulas, guias, sedes e a substituição do comando de válvulas (na maioria dos motores atuais o comando de válvulas trabalha no cabeçote, e em outros, no bloco).

Um profissional qualificado e idôneo, através de um exame criterioso do funcionamento do motor, o orientará sobre a melhor solução de retífica.

Produtos relacionados:

  • Retentores, juntas, defletores, mangueiras
  • Válvula termostática, bomba de água e combustível
  • Correias, tensores, radiadores e filtros, rolamentos e cubos de roda

Serviços relacionados:

  • Retífica
  • Montagem e descarbonização de motor
  • Eliminação de vazamentos
  • Troca de correia dentada